Close

4 vantagens do retrofit que você precisa saber

Nos dias de hoje, donos de imóveis podem experimentar uma bela valorização do seu patrimônio se investirem em uma modernização inteligente e estratégica da sua propriedade. Dentro desse contexto, conhecer as vantagens do retrofit e compreender adequadamente o seu conceito é uma excelente ideia.

A técnica nasceu na Europa e rapidamente chegou aos Estados Unidos, se popularizando rapidamente pelo mundo. Ela pode ser aplicada em construções que precisam de um novo tipo de adequação e que tenham valor histórico ou arquitetônico. Confira o conteúdo a seguir e descubra os seus principais benefícios:

1. Redução dos gastos de energia

Uma das grandes vantagens do retrofit é a redução dos gastos de energia na propriedade. O aproveitamento dos espaços é muito mais inteligente e adequado às necessidades modernas, o que era inviável em uma construção mais antiga, cuja tendência era contar com espaços maiores para um número menor de pessoas.

A tecnologia não era tão avançada e os cômodos eram projetados de maneira diferente. Com um projeto contemporâneo, a iluminação natural é melhor aproveitada e as instalações passam a ser feitas para contemplar o uso de materiais mais eficientes e ecológicos, como lâmpadas de LED e claraboias.

2. Consumo racional da água

Outra das vantagens do retrofit é que o consumo de água pode se tornar mais racional e comedido. A atualização do sistema hidráulico pode reduzir o gasto por meio do uso de diversas tecnologias, com destaque para os restritores de vazão em torneiras, chuveiros e vasos sanitários.

Outro ponto relevante é que a irrigação dos jardins e floreiras também evita o desperdício, pois ela passa a ser feita por gotejamento, também com o uso de um sistema automatizado. Até as espécies de flores e plantas empregadas no paisagismo podem ser escolhidas levando em conta uma menor necessidade de água para sua sobrevivência.

3. Valorização da propriedade

Como o retrofit utiliza tecnologias, métodos e materiais avançados, esse é um processo que contribui substancialmente para a valorização da arquitetura da propriedade. Dependendo do projeto, é possível ampliar em até 5 vezes o preço do metro quadrado em comparação à unidade no momento anterior à obra.

Isso faz com que a técnica seja uma grande aliada dos corretores e do próprio mercado imobiliário, pois ela possibilita uma forma de moradia única para os moldes atuais. Há um melhor aproveitamento dos ambientes em uma construção já consolidada, além do emprego de itens sustentáveis.

4. Reabilitação funcional

Por fim, outra das vantagens do retrofit é que ele permite uma reabilitação funcional da propriedade. É natural que um imóvel acabe se defasando com o passar dos anos e essa metodologia pode fazer com que cômodos precários e em mau estado de conservação se tornem atraentes e modernos.

O retrofit adequa as instalações de forma a garantir a segurança da casa ou do apartamento frente às novas exigências de funcionalidade, de uma maneira muito mais rápida e, na maioria das vezes, bem mais econômica.

Essas são algumas das principais vantagens do retrofit. Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber outros artigos como este!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Google+
http://auroraarquitetura.com/4-vantagens-do-retrofit-que-voce-precisa-saber