Close

COMO A UTILIZAÇÃO DO BIM MELHORA A QUALIDADE DO PROJETO?

Se você acompanha o nosso trabalho, já deve saber que um dos grandes diferenciais do nosso escritório é a utilização da tecnologia BIM na execução de nossos projetos. Conforme você pode conferir em outros artigos aqui publicados,Building Information Modeling é uma tecnologia que une todas as diferentes áreas envolvidas em um projeto de construção em uma única linguagem.

 

A fim de aproximar o entendimento da tecnologia BIM da prática da arquitetura, neste artigo iremos tratar sobre como lançar mão deste modelo pode trazer grandes impactos positivos para a qualidade do projeto.

 

Antes de prosseguirmos, porém, é importante esclarecer que quando falamos de qualidade do projeto do ponto de vista arquitetônico, estamos nos referindo a todas as funções do arquiteto, de atender às demandas explícitas e implícitas de um projeto e até algumas demandas não assumidas pela sociedade, como a de espelhar sua identidade nas construções.

 

Posto isso, podemos apontar como vantagem da utilização do BIM:

ECONOMIA:  A parametrização oferecida pelo BIM permite que todos os itens envolvidos numa obra sejam quantificados automaticamente. Isso evita surpresas desagradáveis, como um gasto muito maior que o esperado.

 

PERFORMANCE: Os projetos em BIM tem como um dos grandes trunfos o fato de permitir que todos os profissionais envolvidos na obra tenham um canal único de comunicação. Com todos os usuários compartilhando todos os detalhes do projeto, evita-se riscos em relação a prazo, custo e qualidade. Além disso, as constantes revisões de projeto feitas pela equipe aumenta a acuidade da obra.

 

CONFIABILIDADE: Quando um cliente contrata um projeto que será executado por meio da plataforma BIM, ele tem a segurança de estar contando com uma tecnologia onde transparência é palavra de ordem. O BIM permite que cliente e todos os stakeholders acompanhem em tempo real o andamento da obra, o cumprimento dos prazos, o serviço prestado por cada fornecedor e etc. No caso das empresas, o BIM pode ser ferramenta estratégica para comprovar a eficiência da empresa na gestão de riscos e apresentar os números do projeto.

 

Vale ressaltar ainda, as vantagens em relação a uma pauta constante nas empresas: a sustentabilidade. A tecnologia BIM possibilita que os arquitetos analisem antecipadamente os custos de energia e conforto térmico em uma edificação e, com isso, promovam soluções mais coeficientes. A remissão de erros também acaba refletindo numa diminuição de desperdícios nas obras, o que é um grande problema do ponto de vista da sustentabilidade.

 

Outra vantagem importante, que levam os empreiteiros a assumirem o BIM como uma tecnologia que traz confiabilidade para o projeto é a gestão do pós-obra. Como a tecnologia reúne todas as mínimas informações sobre o projeto, no caso de haver uma reclamação do consumidor, basta acessar o projeto e verificar todo o histórico do item reclamado, a fim de se propor uma solução eficiente.

 

SEGURANÇA: As experiências de uso do BIM já comprovaram que a tecnologia pode tornar o ambiente de trabalho mais seguro, uma vez que todas as soluções são exaustivamente planejadas e analisadas, antes mesmo da fase de obras.

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus colegas que também se interessam pelo tema e leia outros textos aqui do nosso blog que também abordam o assunto.