Close

LOBBY: O BEM-VINDO DO HOTEL

Lobby, parte tão conhecida mas nem sempre desvendada de um hotel…

Nos diferentes tipos de hotel, o lobby tem como característica ser o espaço que transmite ao hóspede a primeira sensação do ambiente em que ele estará pelas próximas horas ou pelos próximos dias.

Se é nele que acontece a primeira sensação do hóspede, então ele deve transmitir a própria imagem do hotel através de seu design de interiores, conforto e eficiência de serviços, dando a atmosfera adequada que se pretende.

  

Hotel Pullman Airport, Guarulhos

Iluminação, mobiliário, paisagismo, tapetes, obras de artes, adornos, materiais, comunicação visual, setorização, esquadrias… Não necessariamente nesta ordem. Mas cada um destes itens deve ser cuidadosamente pensado ao se projetar um lobby.

Para dar um exemplo desta “pequena” lista de decisões, vamos pensar nas portas de entrada. Um item que pode parecer muito óbvio quanto à sua função: permitir passar hóspedes e visitantes, com conforto, além de suas bagagens. Mas além da função primeira, alguns cuidados devem ser lembrados… como proteção externa a chuvas ou ventos fortes, entre outros. E o tipo? Pivotante, correr, giratórias? Quando giratórias, por exemplo, as portas devem ter dimensões calculadas adequadamente para garantir o fluxo do hotel em particular. Atualmente, é muito comum o uso das portas automáticas de correr que, algumas vezes, estão tão mal posicionadas que o “abre e fecha” indesejado torna-se um problema para o sistema de ar-condicionado, causam excessivas manutenções e, é claro, um grande incômodo, por exemplo, para aqueles que estejam por perto a conversar sem desejarem sair ou entrar no hotel. E, não menos importante, está a estética que um elemento “tão simples” deve cumprir: seu estilo, localização, proporção. Tantos atributos de uma única especificação com o poder de comunicar diferentes mensagens que seu hotel, e seu lobby, pretendem transmitir: imponência, acolhimento, informalidade…

Alex Hotel, Austrália

Dali mesmo da porta de entrada, hóspedes e visitantes devem facilmente visualizar seus pontos de interesse: recepção, elevadores sociais, concierge, acesso a bares, restaurantes, áreas de eventos, entre outros. E aí, o trabalho de projetar não fica somente no Design de Interiores…. é também uma tarefa de arquitetura! Ordenar e dimensionar ambientes, relação de fluxos e saídas, ligação com as áreas de serviços do hotel, interface com as instalações prediais para que o edifício funcione bem. Uma listinha rápida dá uma ideia do que não pode faltar:

  • Fluxos desimpedidos para elevadores, escadas e demais áreas que se comunicam através do lobby.  Lembrando que bares, restaurantes e áreas de eventos devem, sempre que possível, disporem também de acessos externos independentes;
  • Espaço adequado para a permanência temporária de grupos de viajantes e suas bagagens;
  • Áreas de estar e convívio para hóspedes e visitantes;
  • Iluminação e ventilação adequadas (lembrando que mesmo com sistemas de ar-condicionado é imprescindível a renovação do ar!)
  • Conforto térmico e lumínico;
  • Design de Interiores cuidadoso, transmitindo a identidade e a atmosfera do hotel… valorização de obras de arte ou artesanatos, paisagismo ou decoração floral, cores, mobiliários, cortinas, revestimentos. Tudo com equilíbrio e harmonia.

 

1 South Beach Hotel, Miami

Hotel Keppler, Paris

 

(fotografia: Nikos Vlasiadis)

Hotel Tobaco, Polônia

Um lobby não é tarefa simples. Mas a “assinatura” de seu hotel deve estar lá também.

Mas cuidado: como cada tipo de hotel tem suas próprias características, assim também, cada lobby terá suas próprias necessidades.

Uma dica muito (muito) importante: cuidado com a mistura perigosa de estilos que pode acabar confundindo a mensagem que se quer passar ou terminar depondo contra o bom gosto!

Não vale também “quebra de promessas”… ou seja, um lobby superbacana e o restante do hotel “mais ou menos”.  Autenticidade e estilo não significam necessariamente, grandes investimentos.

E seu lobby,  fala bem de seu hotel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.