Close

CRISE DE IDENTIDADE? RELEMBRANDO TIPOS E CATEGORIAS DE HOTÉIS

Em 2011, o Ministério do Turismo expediu uma portaria que instituiu o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, o SBClass, definindo os 07 TIPOS de meios de hospedagem:

1. HOTEL: Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.

Sofitel So Bangkok

http://www.accorhotels.com/6835

 

SO Sofitel, BANGKOK

2. RESORT: Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.

 

 

Aman Amangiri, CANYON POINT

3. HOTEL FAZENDA: Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.

Hotel Fazenda Dona Carolina, ITATIBA

4. CAMA E CAFÉ: Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

Villa Montabord, PARIS

5. HOTEL HISTÓRICO: Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

Grande Hotel de Araxá

6. POUSADA: Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

Casas del XVI, SANTO DOMINGO

7. FLAT / APART-HOTEL: Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

Aka Central Park, NEW YORK

Cada um desses TIPOS de hotéis, ainda de acordo com a SBClass, recebe uma classificação por CATEGORIA, as tradicionais “estrelas”. Mas veja que interessante… um “Resort 4 estrelas” ofereceria a mesma experiência que um “Cama e Café 4 estrelas”?

Naturalmente que não! Considerando que cada tipo de meio de hospedagem reflete diferentes práticas de mercado e expectativas distintas dos turistas, um “Resort 4 estrelas” continua sendo diferente de um “Cama e Café 4 estrelas”. Isso porque para cada tipo de categoria tem seus próprios requisitos oficiais e abrangem serviços prestados, qualidade da infraestrutura de instalações e equipamentos, elementos relacionados à sustentabilidade (conceitos ambientais, relações com a sociedade, satisfações do usuário) entre outros.

São estes “requisitos oficiais” que devem ser contemplados, criteriosamente, no projeto de arquitetura de hotéis, para que a estratégia do negócio hoteleiro seja viabilizada. Falaremos mais sobre essas diferenças de requisitos em próximos artigos (criaremos um link aqui).

Um detalhe, que alguns hoteleiros iniciantes possam ainda não ter claro é que, embora o procedimento de classificação seja voluntário, somente terão reconhecimento para benefícios (como linhas de financiamento, por exemplo) se seguirem o atual padrão oficial da SBClass, do Ministério do Turismo. Essa classificação oficial substitui as classificações anteriores da Embratur e ABIH.

E ainda, para efeitos de concepção arquitetônica, devemos considerar também que hotéis podem se diferenciar por “Localização” (cidades, praia, montanha, aeroportos…)  e “Destinação” (negócios, turismo, lazer, convenções …).

E seu hotel, tem a tipologia e o design corretos para o TIPO e CATEGORIA da sua estratégia de negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.