
5 FORMAS DE REDUZIR GASTOS NO SEU HOTEL
Provavelmente você já se pegou pensando em fazer uma revisão periódica dos seus custos e analisar formas de reduzir gastos para tornar a gestão de seu hotel cada vez mais eficiente. E uma das medidas passa pela revisão de processos da operação hoteleira, com a análise minuciosa da estrutura do estabelecimento.
E como fazer para diminuir os gastos da maneira correta, sem perder a qualidade dos serviços? Nesse post vamos abordar 5 dicas para aperfeiçoar a administração financeira do seu hotel.
1. Confira o seu consumo de energia
Uma administração eficiente certamente passa pelo consumo de energia de seu hotel. Confira formas de economizar energia, revendo gastos que podem ser considerados desnecessários.
Além disso, para reduzir ainda mais os gastos com energia, é importante investir em um projeto luminotécnico adequado com lâmpadas de LED e em um sistema de ar-condicionado mais eficiente.
E que tal instalar uma chave-magnética? Tendência em vários hotéis pelo mundo, a medida visa economizar energia enquanto o hóspede não se encontra no cômodo. Isso porque os cartões funcionam como se fossem uma chave geral do apartamento e só liberam a luz quando é depositado no local indicado. Assim, lâmpadas não ficam ligadas de forma desnecessária.
2. Reveja o seu consumo de água
Assim como a energia, é possível adotar pequenas medidas para reduzir o consumo de água em seu hotel e, consequentemente, o seu gasto financeiro. Que tal investir em louças e metais inteligentes?
Pense, também, em investir em um sistema de coleta de água da chuva. Ele pode ser útil, por exemplo, para regar um jardim ou vasos de plantas.
3. Invista em especificações que exigem menos manutenção
Que tal investir em tecidos apropriados que evita manchas em revestimentos de pisos fáceis de serem limpos ou em pintura que seja barata para retocar? Com pequenas medidas como essas, você consegue reduzir gastos de forma bastante eficiente.
Pense em, por exemplo, definir os pisos ideais de acordo com os locais de aplicação. Os pisos vinílicos são práticos de serem instalados, são de fácil limpeza e conservação e ainda tem boa resistência em lugares com muito movimento. Já pedras naturais, como granitos e mármores, são boas opções para lobbies, restaurantes ou foyers, e apresentam grande resistência e alta durabilidade.
4. Faça a manutenção e substituição periódica de mobiliários e equipamentos
Um ponto importante é verificar, também, o estado de conservação de móveis e utensílios. Especificações adequadas exigem menos manutenções e substituições menos frequentes e, desta forma, geram economia. Ainda assim, cada produto tem sua vida útil ideal. Passado este tempo, o melhor é atualizar o FF&E do hotel para não transmitir a ideia de decadência ou desleixo. Capricho é sempre bem-visto, traz retorno e não precisa de altos investimentos.
5. Analise fluxos operacionais que podem otimizar a equipe
Um ponto interessante é conferir o fluxo diário dos funcionários em um dia. Crie um layout eficiente para otimizar, por exemplo, movimentos de materiais, ferramentas e equipamentos dentro do estabelecimento, a fim de otimizar o tempo dos funcionários.
Outro aspecto é considerar o movimento desnecessário dos membros da equipe, que tendem a acontecer em ambientes muito desorganizados ou com fluxos não muito claros. Assim, eles vão gastar mais tempo com tarefas simples. E lembre-se que tempo é dinheiro. Aposte em projeto especializado!
Ao adotar algumas medidas como essas, você certamente otimizar sua operação hoteleira: vai reduzir gastos no seu estabelecimento e melhorar sua performance financeira.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe em suas redes sociais!