Close

5 TENDÊNCIAS DE HOTELARIA E TURISMO PARA FICAR DE OLHO EM 2017

O segmento de hotelaria e turismo vem passando por diversas transformações. Inovações tecnológicas e novos conceitos ganharam força no setor. São tendências que abrangem desde formas para melhorar o agendamento até como integrar melhor os espaços e oferecer mais conforto para os hóspedes. E quais devem ser as tendências no setor para 2017?

Neste post, listamos 5 fatos que devem movimentar ainda mais o mercado. São mudanças que aperfeiçoam os serviços oferecidos por hotéis a fim de proporcionar uma experiência de hospedagem cada vez melhor. Confira!

1. Economia compartilhada

O surgimento de novas empresas que utilizam a chamada economia compartilhada vai continuar movimentando diversos setores, em especial o de hotelaria e turismo.

Uma das tendências está relacionada diretamente à taxa de ocupação, como iniciativas que permitem que viajantes efetuem a reserva de apenas uma cama, dividindo o quarto com outros hóspedes.

2. Uso da tecnologia no setor de hotelaria e turismo

Já pensou se o viajante pudesse visitar virtualmente o quarto de um hotel sem mesmo sair de casa? A realidade aumentada veio para ficar, e em 2017 ela deve se tornar ainda mais comum em diversos ambientes.

O desenvolvimento de novos dispositivos móveis deve se massificar e permitir, por exemplo, que o viajante possa, por meio de um óculos de realidade virtual, realizar um tour pelo quarto, lobby, ou corredores do hotel, o que auxiliará no processo de decisão do turista.

3. Ambientes cada vez mais sustentáveis

O projeto de hotéis para 2017 certamente passa pela questão ambiental, com iniciativas a favor do meio ambiente.

Reutilização da água, implantação de painéis solares para geração de energia e a reciclagem de lixo são atitudes que dão credibilidade para o estabelecimento e uma boa avaliação do hóspede. Em alguns casos, essas medidas até facilitam a manutenção do hotel.

4. Expansão dos meios de venda

Já faz tempo que as reservas de quartos são realizadas por e-mail. O setor de hotelaria e turismo vai observar cada vez mais novas formas de reservas, o que trará praticidade ao viajante.

Assim, os hotéis poderão confirmar o preço da tarifa e efetuar a reserva diretamente pelas redes sociais, por aplicativos de conversa ou mesmo por meio de aplicativos próprios, bem como o uso de chats. Além disso, a tecnologia em meios de pagamento também vai acelerar e facilitar o processo de reserva de quartos, que será totalmente integrado.

Certamente o desempenho da hotelaria vai melhorar significativamente, e o setor de turismo vivenciará muitas transformações, o que fará com que o segmento se desenvolva, acompanhando principalmente mudanças tecnológicas e conceituais de arquitetura.

5. Investimento em design

A nova geração, além de muito ligada à tecnologia, preza muito por conceito e identidade visual das marcas. Desta forma, a arquitetura de hotéis pode ser fator decisivo para a escolha do estabelecimento.

Seguindo essa tendência, cada vez mais os hotéis vêm investindo em um design mais simples e objetivo, com ambientes decorados que conversam entre si e seguem o propósito que a marca gostaria de passar. Até mesmo hotéis executivos estão adotando uma postura mais descolada, de olho em um público mais jovem.

Além disso, o retrofit, tendência de renovar prédios e construções antigas, além de viabilizar instalações mais modernas e econômicas, dá um charme extra a ambientes cheios de história.

Gostou do nosso post sobre as tendências em hotelaria para 2017? Compartilhe em suas redes sociais!

Fotos: The Student Hotel Amsterdam City50