Close

ACESSIBILIDADE EM HOTÉIS: MUITO MAIS QUE UMA OBRIGAÇÃO LEGAL!

Um hotel ou pousada que oferece muitos atrativos certamente tem bastantes atributos para conquistar mais hóspedes que a concorrência. E um dos assuntos que está em destaque no momento é a acessibilidade em hotéis.

Além de ser uma obrigação legal, a adaptação do estabelecimento para receber um público com necessidades especiais é uma ação social muito importante.

Neste texto, vamos destacar alguns aspectos sobre a relação entre acessibilidade e a arquitetura de hotéis, especialmente porque a primeira já é considerada uma exigência ao mercado. Saiba mais a seguir!

Invista na infraestrutura do seu estabelecimento

Em julho de 2015, foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Ela estabelece que todos os meios de hospedagem precisam ter pelo menos 10% de seus apartamentos adaptados para hóspedes com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

Muitos hotéis ainda não cumprem a obrigatoriedade. Além de correrem o risco de serem denunciados para o Ministério Público, os estabelecimentos também estão perdendo grandes oportunidades de negócio. E para começar a receber visitantes com necessidades especiais, é necessário investir em facilidades e na estrutura física da hospedagem como um todo, e não pensar apenas nos quartos.

Entre algumas iniciativas para melhorar a estrutura do estabelecimento e a acessibilidade em hotéis, estão a criação de vagas de estacionamento que fiquem perto dos acessos de circulação de pessoas, com a devida sinalização, e ainda o investimento em acessos ao interior do hotel que não tenham obstáculos nem barreiras.

Vá além das barras do banheiro

Além de melhorar a estrutura do hotel, com quartos e banheiros com as adaptações básicas, que tal ir além? Pense em, por exemplo, melhorar o acesso ao restaurante ou ao bar do hotel. Essa iniciativa poderia inclusive atrair clientes que não estão hospedados no estabelecimento, a fim de usufruir dessa estrutura.

Entre outras medidas relacionadas ao design de interiores, estão melhorias para o conforto do hóspede, como móveis em alturas adequadas, carpetes que não exigirão muito esforço de locomoção, mesas de restaurante pensadas para receber o público, ou, ainda, placas em braille.

Pense também em serviços adicionais. Treine os seus funcionários para que eles sejam capazes de aprender a linguagem de sinais. Ou, melhor ainda, contrate pessoas que tenham alguma deficiência. Por último, deixe claro também que o seu estabelecimento dá direito ao atendimento prioritário a pessoas com necessidades especiais.

Melhore a reputação de seu hotel

Dispor de estrutura física que proporcione a acessibilidade de sua hospedagem faz com que você construa uma reputação positiva com a sociedade. Além disso, você também terá mídia espontânea a seu favor. É possível que o seu hotel seja citado em matérias na imprensa sobre arquitetura hoteleira ou retrofit.

Além disso, você tem chances de receber comentários positivos em sites de avaliação e, ainda, poderá ser indicado por hóspedes que já conheceram a estrutura de seu hotel. E que tal se você conquistar um certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, que atesta a qualidade de seu estabelecimento?

Certamente, investir em estrutura física para receber hóspedes que tenham necessidades especiais apresenta inúmeras vantagens para o seu estabelecimento. Os benefícios são inúmeros, desde aumentar a taxa de ocupação e o faturamento até melhorar a imagem perante o público!

Gostou do nosso post sobre acessibilidade em hotéis? Comente aqui o que você pensa sobre esse tema!

Fotografia: projeto Casa Cor 2011, Juliana Santana.