Close

Como a Realidade Virtual irá transformar definitivamente a arquitetura

Um dos grandes desafios da arquitetura sempre foi a apresentação dos projetos para os clientes. Cabia ao arquiteto fazer com que um leigo no assunto conseguisse compreender um espaço por meio de plantas e perspectivas. A evolução tecnológica trouxe relevantes melhorias nesse sentido,  que passou a facilitar a apresentação de layouts em perspectivas 3D, que aproximam o usuário da realidade.

 

Mas o grande avanço atualmente na área da arquitetura é a tecnologia da REALIDADE VIRTUAL. Tendo como principais instrumentos óculos e headsets, a RV é uma tecnologia de interface que permite ao usuário uma completa imersão em um ambiente criado virtualmente. O primeiro segmento a abraçar a RV e fazer dela um sucesso foi o entretenimento. Empresas como a Sony passaram a desenvolver jogos que proporcionassem aos players experiências incríveis de interação com o ambiente simulado. Posteriormente foi a vez do marketing e da publicidade de criar advergames baseados em RV. Muitas empresas automobilística, por exemplo, apostaram, e ainda apostam, em estratégias nas quais o possível cliente pode simular a experiência de dirigir seus carros em situações distintas, por meio da RV.

 

Naturalmente, em algum momento, os caminhos da arquitetura e da RV se cruzariam. Parecia uma ideia um tanto futurística mas, hoje, já estamos apresentando os projetos do nosso escritório com óculos de RV, para interação no ambiente BIMx (BIMx é um visualizador de projetos executados por meio da tecnologia BIM. Para saber mais sobre BIM, acesse outros artigos em nosso blog).

 

Esta novidade agrega uma série de benefícios ao nosso trabalho, dentre as quais podemos destacar:

 

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: O desenvolvimento da interface de RV se deu justamente a partir desejo de proporcionar aos usuários experiências de imersão que fossem o mais próximas possível da realidade. Ao apresentar um projeto arquitetônico a um cliente por meio desta tecnologia estamos permitindo que ele entre no ambiente e interaja com ela, identificando com mais facilidade todos os seus detalhes e visualizando com exatidão o que será construído.

 

COMUNICAÇÃO: O ambiente virtual e a possibilidade de interação dentro dele entre arquitetos e clientes é uma maneira muito eficiente de reduzir riscos num projeto, encurtar cronogramas e, por consequência, desenvolver projetos cada vez menores.

 

CRIATIVIDADE: Com uma percepção totalmente realística do projeto, o arquiteto está muito mais estimulado a enxergar novas possibilidades, propor soluções inovadoras e ampliar seu leque de ideias e conceitos.

 

AVANÇO: Inserir esta tecnologia em nosso cotidiano significa estar em constante avanço. Muito em breve, a RV irá oferecer a oportunidade de múltiplos usuários acessarem o mesmo ambiente virtual simultaneamente e de interagirem dentro dele. Isso significa que arquitetos e clientes poderão se encontrar “dentro” do projeto para conversar sobre ele. Além disso, possibilitará a participação de outros profissionais no projeto, mesmo que ele esteja no Japão. O que será fantástico quando for preciso consultar especialistas para assuntos muito específico.

 

Gostou do artigo? Está ansioso para ver como a Realidade Virtual aplicada à arquitetura funciona na prática? Entre em CONTATO conosco que termos o maior prazer em apresentar para você este incrível universo de experiências e tecnologias.